Higiene alimentar

Os alimentos são como um combustível para o nosso corpo. São eles que nos dão a energia necessária para desenvolver todas as tarefas do nosso dia-a-dia. Portanto, a higiene alimentar é tão importante e isso envolve cuidados, como o prazo de validade da comida que compramos, em quanto tempo vamos consumi-la, como manuseamos e onde comemos.
Comer qualquer alimento sem nenhuma precaução, pode trazer algumas consequências, como diarreias, vômitos, mal-estar, infeções e podem levar a morte. As principais causas desses problemas são as comidas compradas nas ruas, pois é possível que elas não se encontrem em bom estado de conservação, o calor pode gerar alterações biológicas e fazer com que elas se deteriorem mais rápido.
O que costuma provocar infeções alimentares são micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. Eles se multiplicam por causa da umidade e o calor, e podem fazê-lo com muita rapidez. Ao ingerir uma comida contaminada, a pessoa passa mal por causa das toxinas que os micro-organismos produzem, o que gera um desequilíbrio gastrointestinal e, em alguns casos, febre.

Dicas de Higienização dos Alimentos

•Evite comer na rua, só compre se tiver certeza de que é seguro e que o vendedor tem higiene no preparo;

•Antes de comer, lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel para desinfetar;

•As frutas, verduras e embalagens que forem guardadas no frigorifico, devem ser lavadas antes de armazenadas e também de serem consumidas;

•Busque certificar-se de que o alimento que comprou está dentro do prazo de validade e as embalagens não devem estar amassadas ou rompidas;

•Não use utensílios de madeira no preparo dos alimentos: o material é propício a proliferação de micro-organismos;

•Antes de começar a cozinhar, lave bem as mãos e prenda os cabelos;

•Para desinfeção de frutas e verduras: dilua uma colher de lexivia em um litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos. Depois, é só enxaguar em água corrente e pode ser consumido.

•Use um avental limpo sobre a roupa.

•Nunca utilize a mesma faca, nem a mesma tábua, para cortar carne e, em seguida, picar legumes. Lave com água e sabão ou substitua por outra faca. ou tábua Assim, evita-se a contaminação de possíveis micro-organismos de um alimento para o outro

•Cuidado com a temperatura: depois de pronta, a comida deve ser guardada no frigorifico. Mesmo quente, ela não só pode como deve ser colocada no frigorifico. Os frigorificos são preparadas para isso, de modo a garantir a boa conservação do alimento.

•Peixes, carnes e frutos do mar são os alimentos com maior risco de deterioração. Por isso, devem ser sempre mantidos sob refrigeração.

Alimentos bem limpinhos!


Frutas, legumes e verduras, antes de serem levados à mesa, precisam estar completamente livres de bactérias e larvas. Algumas soluções desinfetam muito bem e garantem a segurança que sua família merece. Depois de lavar estes alimentos, deixe-os de molho nos seguintes preparados:

•Solução de lixivia (também conhecida como solução clorada ou dehipoclorito de sódio). Misture 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e mergulhe o alimento nesta solução, durante 15 minutos, para que elimine as larvas e bactérias. Em seguida, lave em água corrente.

•Soluções industrializadas - Vendidas em supermercado, constituem um preparado de hipoclorito de sódio que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. Para usar o produto, siga as instruções dos fabricantes.

Principais doenças provocadas por parasitas (parasitoses):

Amebíase
Leishmaniose
Giardíase
Tricomoníase
Malária
Toxoplasmose
Esquistossomose
Teniase
Cisticercose
Enterobiose
Filariose
Ancilostomose
Ascaridíase