Doenças e alimentos
Diabetes
Muito se fala a respeito da diabetes e seus males. Uma das doenças mais frequentes da sociedade moderna, segundo o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, a diabetes é definida como:

1-    Problema metabólico causado por deficiência de insulina;
2-    Distúrbio metabólico caracterizado por excesso de glicose no sangue.

Sendo assim, há uma série de alimentos que devem ser suprimidos da dieta de um diabético, bem como outros que devem ser adotados com a finalidade de auxiliar as pessoas acometidas de tal mazela.

ALIMENTOS BENÉFICOS E PREJUDICIAIS, SEGUNDO A MEDICINA

Uma vida normal e tranquila é possível aos portadores de diabetes. Criou-se todo um mito a respeito de tal distúrbio, no entanto, tomando alguns cuidados inerentes a qualquer pessoa no tocante à uma dieta saudável e equilibrada, é possível conviver de forma natural com esta disfunção.

ALIMENTOS INDICADOS PARA DIABÉTICOS

Carnes: frango, peixe e bovina, sempre dando preferência às magras e preparadas cozidas, grelhadas ou assadas;
Legumes: cenoura, chuchu, vagem, etc.;
Bebidas: leite, café (sem açúcar), refrigerantes dietéticos;
Verduras: brócolis, escarola, etc.;
Óleos: girassol e milho;
Frutas: banana, laranja, maçã, etc.

Ainda nesta categoria, alimentos que possuem carboidratos complexos, como aqueles encontrados em pães, arroz e massas integrais, podem ser alternativas ao diabético. Isto porque o organismo os assimila de forma mais vagarosa, o que não permite ocorrência de picos glicêmicos. Os alimentos integrais também colaboram com a efetividade da aplicação de insulina. Fica a dica.

ALIMENTOS NÃO INDICADOS PARA DIABÉTICOS

Suprima da alimentação do diabético ou consuma de forma bem moderada, alimentos enlatados (atum, sardinha), bebidas alcoólicas, chocolate (há opções alternativas no mercado para substituir), alimentos embutidos (salame, por exemplo), doces, alguns molhos e temperos; como molho shoyu, catchup, etc.

PLANO ALIMENTAR É ESSENCIAL

É bom lembrar que não há um cardápio uniforme que serve para todos que sofrem de diabetes. Consultar o médico e nutricionista, e após exames e tratamento da doença, traçar um cardápio exclusivo para o dia-a-dia é fundamental. Tomando as medidas necessárias e cuidando da alimentação, além de evitar vícios como o cigarro e o álcool, irão garantir uma melhora significativa em sua saúde e bem-estar.
alimentos para diabeticos
Não só o diabético, mas todos que gostariam de manter um hábito alimentar saudável, devem fazer 6 pequenas refeições ao dia, e a composição da alimentação, para poder ser equilibrada, deve conter: 40 a 50% de carboidratos (glicídios); 30 a 40% de lipídios; 20% de proteínas.

Não comer sobremesas, mesmo quando dietéticas, após as refeições principais (almoço e jantar). Se forem consumidas nos lanches ao longo do dia em substituição, e não em adição, ao lanche tradicional, trarão melhores resultados ao controle glicêmico.

Jamais imaginar que o alimento dietético pode ser consumido à vontade. A maioria não contém açúcar mas, mesmo assim, não deixa de ser muito calórica.

Alimentos proibidos: carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, frituras, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, lingüiça etc.).

Alimentos permitidos sem restrição: água, alho, baunilha, café e chá sem açúcar, caldo de carne magra (preferivelmente feito em casa), canela, cominho, limão, louro, orégano, picles, pimenta, sal (se não tiver hipertensão) e vinagre.

As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.

A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.

O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.

O uso da frutose deve ser evitado pelo diabético, se não houver um controle e acompanhamento médico. Mas não é considerado prejudicial em pessoas que mantêm controle constante.

Os adoçantes contendo aspartame podem ser consumidos na quantidade máxima de 8 envelopes/dia.

Alimentos diet são os que apresentam em sua composição redução ou ausência de açúcares, mas é preciso tomar um certo cuidado pois alguns apresentam frutose em sua fórmula, que também é considerada açúcar e contém calorias.

O diabético deve sempre consultar um médico e seguir os tratamentos indicados.

O exercício é indicado para as pessoas de um modo geral, inclusive para os portadores de diabetes. Assim, é conveniente que se torne um hábito, mesmo que seja em pequena escala. Mas lembre-se: antes de começar um exercício, procure orientação médica.

Confira os alimentos indicados para consumo e suas quantidades nas tabelas de controle de alimentos para diabéticos: